PROGRAMA
Ambientes de Aprendizagem Emergentes
Emerging Learning Environments
1º Ano - 1º Semestre
7,5 ECTS
Ano letivo: 2023/2024
16 TP + 8 S + 3 OT
Regente e docente responsável:
Doutor José Paulo Gomes Brazão
27 h de lecionação
(7 aulas)
Página Web: www.jpaulobrazao.com
E-mail: jbrazao@staff.uma.pt
UC INSERIDA NO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO ELABORA
PÁGINA WEB:
https://sites.google.com/view/elabora-2023
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
1. Conceção Epistemológica dos Ambientes de Aprendizagem Emergentes na Era Pós-Humanista:
- Compreender os fundamentos teóricos que sustentam os ambientes de aprendizagem emergentes.
- Analisar a integração da inteligência artificial (IA) em ambientes de aprendizagem emergentes.
- Investigar os conceitos de pós-humanismo, cidadão ciborgue e suas implicações filosóficas na educação.
2. Ambientes Emergentes, Tecnologias Ubíquas e Inovação Pedagógica:
- Avaliar a relação entre os ambientes de aprendizagem emergentes e a inovação pedagógica.
- Estabelecer a relação entre tecnologias generativas com IA e a inovação pedagógica.
- Explorar ambientes de aprendizagem que utilizam MOOCs, Cloud Computing, Impressão 3D, Learning Analytics, Gamification, realidade aumentada e realidade mista.
3. Critérios de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem Emergentes:
- Identificar a adequação e relevância dos critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes no contexto pós-humanista.
- Estabelecer critérios específicos para a avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.
- Formular critérios de avaliação para o uso das tecnologias generativas com IA em ambientes de aprendizagem emergentes.
4. Implicações Sociais e Éticas do Uso das Tecnologias Generativas na Educação em Ambientes de Aprendizagem Emergentes:
- Analisar as implicações sociais, éticas e culturais da integração de tecnologia e IA na educação.
- Avaliar os direitos, responsabilidades e autonomia dos cidadãos ciborgues na era pós-humana.
- Desenvolver estratégias para a formação ética dos professores visando uma sociedade inclusiva e equitativa no contexto pós-humano.
Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students):
In this optional CU, the PhD students will be able to critically analyze, and based on current research in the field, the importance of emerging learning environments, namely:
1. Epistemological Conception of Emerging Learning Environments in the Post-Humanist Era:
- To understand the theoretical foundations underpinning emerging learning environments.
- To analyse the integration of Artificial Intelligence (AI) in emerging learning environments.
- To investigate the concepts of post-humanism, cyborg citizenship, and their philosophical implications in education.
2. Emerging Environments, Ubiquitous Technologies, and Pedagogical Innovation:
- To evaluate the relationship between emerging learning environments and pedagogical innovation.
- To establish the nexus between generative technologies with AI and pedagogical innovation.
- To explore learning environments featuring MOOCs, Cloud Computing, 3D Printing, Learning Analytics, Gamification, Augmented Reality, and Mixed Reality.
3. Criteria for Evaluating Emerging Learning Environments:
- To identify the suitability and relevance of evaluation criteria for emerging learning environments in the post-humanist context.
- To establish specific criteria for the evaluation of emerging learning environments.
- To formulate evaluation criteria for the use of generative technologies with AI in emerging learning environments.
4. Social and Ethical Implications of Using Generative Technologies in Education within Emerging Learning Environments:
- To analyse the social, ethical, and cultural ramifications of integrating technology and AI in education.
- To evaluate the rights, responsibilities, and autonomy of cyborg citizens in the post-human era.
- To develop strategies for the ethical education of teachers aimed at an inclusive and equitable society in the post-human context.
Conteúdos programáticos:
Esta Unidade curricular optativa apresenta os seguintes conteúdos programáticos:
1. Conceção epistemológica dos ambientes de aprendizagem emergentes na era pós-humanista:
- Fundamentos teóricos dos ambientes de aprendizagem emergentes.
- A integração da inteligência artificial (IA) nos ambientes de aprendizagem emergentes.
- Os conceitos de pós-humanismo, de cidadão ciborgue e das suas implicações filosóficas na educação.
2. Ambientes emergentes, tecnologias ubíquas e inovação pedagógica:
- Os ambientes de aprendizagem emergentes e a sua relação com a inovação pedagógica.
- Relação entre tecnologias generativas com IA e a inovação pedagógica.
- Ambientes de aprendizagem com MOOC, Cloud Computing, Impressão 3D, Learning Analytics, Gamification, realidade aumentada e realidade mista.
3. Critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.
- Adequação e relevância de critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes no contexto pós-humanista.
- Critérios de avaliação para ambientes de aprendizagem emergentes.
- Critérios de avaliação para o uso das tecnologias generativas com IA em ambientes de aprendizagem emergentes.
4. Implicações sociais e éticas do uso das tecnologias generativas na educação em ambientes de aprendizagem emergentes:
- Implicações sociais, éticas e culturais da integração de tecnologia e IA na educação.
- Direitos, responsabilidades e autonomia dos cidadãos ciborgues na era pós-humana.
- A formação ética dos professores para uma sociedade inclusiva e equitativa, no contexto pós-humano.
Syllabus Content:
1. Epistemological Conception of Emerging Learning Environments in the Post-Humanist Era:
• Theoretical foundations of emerging learning environments.
• The integration of Artificial Intelligence (AI) into emerging learning environments.
• Concepts of post-humanism, cyborg citizenship, and their philosophical implications for education.
2. Emerging Environments, Ubiquitous Technologies, and Pedagogical Innovation:
• The relationship between emerging learning environments and pedagogical innovation.
• The nexus between generative technologies with AI and pedagogical innovation.
• Learning environments featuring MOOCs, Cloud Computing, 3D Printing, Learning Analytics, Gamification, Augmented Reality, and Mixed Reality.
3. Criteria for Evaluating Emerging Learning Environments:
• Suitability and relevance of evaluation criteria for emerging learning environments in the post-humanist context.
• Evaluation criteria specifically for emerging learning environments.
• Evaluation criteria for the use of generative technologies with AI in emerging learning environments.
4. Social and Ethical Implications of Using Generative Technologies in Education within Emerging Learning Environments:
• Social, ethical, and cultural ramifications of integrating technology and AI in education.
• Rights, responsibilities, and autonomy of cyborg citizens in the post-human era.
• Ethical education of teachers for an inclusive and equitable society in the post-human context.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
Esta unidade curricular lida com ambientes de aprendizagem suportados por tecnologias emergentes, cujas características e usabilidade das mais recentes no campo da aprendizagem é difícil de antecipar, atendendo ao incremento exponencial do desenvolvimento tecnológico e aos desafios que esse desenvolvimento coloca à educação. Mesmo assim, a UC antecipa objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos, relacionando-os quase linearmente, um a um, tanto quanto é possível antecipar numa UC com estas características.
Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes:
This curricular unit deals with learning environments supported by emerging technologies, whose characteristics and usability of the latest in the field of education is difficult to anticipate, given the exponential increase in technological development and the challenges that this development poses to education. Even so, the UC anticipates learning objectives and programmatic content, linking them almost linearly, one by one, as much as it is possible to anticipate in a UC with these characteristics.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A UC baseia-se em autores que investigam o uso educacional das tecnologias emergentes, em condições algo difíceis, dada a pressão do desenvolvimento tecnológico e de políticas supranacionais que endossam a incorporação de tecnologia nas escolas. Em contraponto, propõe-se a leitura de autores mais distanciados e mais críticos, cuja relação com a tecnologia é mais mediata. Sendo uma UC de doutoramento, requer-se dos doutorandos autonomia e protagonismo, nomeadamente ajudando a construir o seu enquadramento teórico e a fundamentar a criação dos critérios de análise e avaliação dos contextos de aprendizagem emergentes. Serão usadas técnicas de flipped classroom, scenario planning, gamification e problem based learning, bem como a debates com base na leitura de textos, seguida de discussão em grupo. A avaliação incide na participação nas aulas (50%); redação de trabalhos sobre contextos de aprendizagem emergentes (50%).
Teaching methodologies (including assessment):
The UC is based on authors who investigate the educational use of emerging technologies under rather difficult conditions given the pressure of technological development and supranational policies that endorse the incorporation of technology in schools. In contrast, it is also proposed to read more distant and more critical authors, whose relationship with technology is more mediate. Being a doctoral unit, the PhD students are required to have autonomy and protagonism, in particular by helping to build their theoretical framework and to support the creation of criteria for analysis and evaluation of emerging learning contexts. Flipped classroom, scenario planning, gamification and problem based learning techniques will be used, as well as debates based on Reading texts, followed by group discussion. The evaluation focuses on participation in classes (50%); works about emerging context assessment (50%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
As metodologias de ensino desta unidade curricular privilegiam o desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação baseados numa visão crítica, percorrendo de forma transversal todos conteúdos programáticos. Prevê-se que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos através da participação ativa dos estudantes, quer se ocupem da revisão da literatura pertinente, cujas conclusões são posteriormente partilhadas, quer participem em outras atividades em sala de aula, nomeadamente aquelas em que serão utilizadas técnicas de flipped classroom, scenario planning, gamification, problem based learning, realidade aumentada, etc. A ideia é proporcionar aos estudantes a possibilidade de aprenderem, eles próprios, em ambientes enriquecidos pela tecnologia semelhantes aos que são objeto da atenção desta UC.
Autoavaliação e heteroavaliação da participação nas aulas (50%) e na redação de trabalhos escritos na aula sobre o tema: ambientes de aprendizagem emergentes (50%).
Participação oral (10 valores):
Fluência e clareza na expressão oral (2,5 valores)
Domínio do conteúdo apresentado (2,5 valores)
Adequação do discurso (2,5 valores)
Atitude e linguagem corporal (2,5 valores)
Realização de trabalhos escritos (10 valores):
Estruturação lógica e coerente do texto (2 valores)
Fundamentação teórica com citação de fontes credíveis (3 valores)
Análise crítica e reflexiva sobre o tema (3 valores)
Clareza da linguagem e correção gramatical e ortográfica (2 valores)
Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes:
The teaching methodologies of this curricular unit emphasize the development of competences, aptitudes and habits of research based on a critical vision, traversing transversally all programmatic contents. It is envisaged that the learning objectives will be achieved through the active participation of the students, whether they are concerned with reviewing the relevant literature, whose conclusions are later shared or whether they participate in other classroom activities, such as those in which flipped classroom, scenario planning, gamification, problema based learning, augmented reality, etc. technics are used. The idea is to give students the possibility to learn, themselves, in environments enriched by technology similar to those that are the object of the attention of this CU.
Self-assessment and hetero-assessment of participation in classes (50%) and in writing written work in class on the topic: emerging learning environments (50%).
Oral participation (10 points):
Fluency and clarity in oral expression (2.5 points)
Mastery of the content presented (2.5 values)
Adequacy of speech (2.5 points)
Attitude and body language (2.5 points)
Completion of written work (10 points):
Logical and coherent structuring of the text (2 points)
Theoretical foundation with citation of credible sources (3 points)
Critical and reflective analysis on the topic (3 points)
Clarity of language and grammatical and spelling correction (2 points)
Bibliografia:
Bard, A., & Söderqvist, J. (2014). Syntheism: Creating God in The Internet Age. Stockholm Text.
Benjamin, R. (2019). Race After Technology: Abolitionist Tools for the New Jim Code. Polity Press.
Bonk, C. J. (2009). The World is Open: How Web Technology is Revolutionizing Education. Jossey-Bass.
Braidotti, R. (2013). The Posthuman. Polity Press.
Deborah Osberg & Gert Biesta (2020) Beyond curriculum: Groundwork for a non-instrumental theory of education, Educational Philosophy and Theory, DOI: 10.1080/00131857.2020.1750362
Erstad, O., Kumpulainen, K., Mäkitalo, Å., Schrøder, K.C., Pruulmann-Vengerfeldt, P., Jóhannsdóttir, T. (Eds.) (2016). Learning across contexts in the Knowledge Society. Rotterdam: Sense Publishers.
Fino, C. (2023). Entrevista ao chatgpt: o que um chatbot em construção “sabe” de educação, currículo e inovação pedagógica. CIE-UMa.
Haraway, D. (1985). A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century. Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature, 149-181.
Hayles, N. K. (1999). How We Became Posthuman: Virtual Bodies in Cybernetics, Literature, and Informatics. University of Chicago Press.
hooks, b. (1994). Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. Routledge.
Kincheloe, J. (2006). Construtivismo Crítico. Mangualde: Edições Pedago.
Kuger S., Klieme E., Jude, N. and Kaplan, D. (Eds) (2017) Assessing Contexts of Learning: An International Perspective. Cham: Springer.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.
Papert S. (1997). A família em rede. Lisboa: Relógio d’Água.
Pelletie, K; Brown, M.; Brooks, K.; McCormack, M.; Reeves, J.; Arbino, N. with Bozkurt, A.; Crawford, S.; Czerniewicz, L.; Gibson, R.; Linder, K.; Mason, J. and Mondelli, V. (2021) EDUCAUSE Horizon Report, Teaching and Learning Edition Boulder, CO:EDUCAUSE.
Romero, C., & Ventura, S. (2010). Educational Data Mining: A Review of the State of the Art. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part C (Applications and Reviews), 40(6), 601-618.
Russell, S., & Norvig, P. (2010). Artificial Intelligence: A Modern Approach (3rd ed.). Prentice Hall.
Salmon, G. (2011). E-moderating: The Key to Online Teaching and Learning. Routledge.
Selwyn, N. (2011). Education and Technology: Key Issues and Debates. Continuum.
Siemens, G. (2005). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2(1), 3-10.
Sharmila, H. W. and Ferris, P. (Eds.) (2017). Unplugging the Classroom: Teaching with Technologies to Promote Students' Lifelong Learning. Cambridge MA: Chandos Publishing.
Vallor, S. (2016). Technology and the Virtues: A Philosophical Guide to a Future Worth Wanting. Oxford University Press.
Weiser, M. (1991). The Computer for the 21st Century. Scientific American, 265(3), 94-104.
FERRAMENTAS DE TRABALHO
SITE DO PROGRAMA ELABORA
https://sites.google.com/view/elabora-2023
CÉREBRO THEBRAIN.COM
Construção da rede conceptual da UC Ambientes de Aprendizagem Emergentes